Pular para o conteúdo principal

Papa pede que os desejos dos pais sejam respeitados no caso Charlie Gard
























Indo em uma batalha legal tumultuada envolvendo o empenho de um casal do Reino Unido para dizer o tratamento e a morte de seu filho em estado terminal, o Papa Francisco ofereceu sua Orações para a criança, e pediu que os desejos dos pais fossem respeitados.

"O Santo Padre segue com carinho e emoção a história de Charlie Gard e expressa sua própria proximidade com seus pais", lê uma declaração do 2 de julho emitida pelo porta-voz do Vaticano, Greg Burke."Ele reza por eles, desejando que seu desejo de acompanhar e cuidar de seu próprio filho até o fim será respeitado".



A declaração foi feita como a batalha legal tensa entre os pais do Garde as autoridades do Reino Unido sobre como e quando ele vai morrer chega ao fim.


Em apenas 11 meses, Gard sofre de uma doença cerebral degenerativa rarachamada síndrome de depleção de DNA mitocondrial encefalomiopático de início infantil ou MDDS.


Com apenas 16 casos conhecidos no mundo, a doença provoca danos cerebrais extensivos.
Enquanto Charlie Gard tem alguma função cerebral, ele precisa de assistência para respirar, tem convulsões periódicas e não se espera desenvolver habilidades mentais sofisticadas sem tratamento.


Os pais do Gard foram capazes de aumentar cerca de US $ 2 milhões para levá-lo aos Estados Unidos para um tratamento experimental.
Alguns médicos têm sido céticos quanto aos resultados, no entanto,
outros pacientes atualmente submetidos ao tratamento mostraram melhora significativa.


Mas, apesar de ter os fundos para o tratamento, os tribunais do Reino Unido decidiram contra a possibilidade, argumentando que um tratamento adicional causaria prejuízo ao Gard.
Além disso, o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem decidiu na quinta-feira que o Hospital Great Ormond Street, onde a criança está hospedada, não é obrigado a mantê-lo em suporte vital.

Quando seus pais pediram para levar seu filho a casa para morrer, seu pedido foi negado. As máquinas de apoio à vida do Gard foram desligadas na sexta-feira, mas os tribunais permitiram que os pais tivessem mais tempo com seu filho antes da morte dele.

A declaração do Papa Francisco segue uma resposta anterior ao caso do chefe da Pontifícia Academia para a Vida, o Arcebispo Vincenzo Paglia, que, enquanto defendia a defesa da vida em todas as etapas, inclusive durante a doença, parecia simpatizante com a decisão do tribunal, dizendo " Procedimentos médicos agressivos que são desproporcionais a quaisquer resultados esperados ou excessivamente onerosos para o paciente ou a família "devem ser evitados.



Não só a declaração do Papa parece contrariar a posição anteriormente expressada por Paglia, mas na sexta-feira, o dia em que o apoio da vida da criança inicialmente estava programado para ser desconectado, ele usou sua conta do Twitter para enviar uma mensagem clara e pró-vida em favor do bebê .







Fonte:  Catholic News Agency (CNA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um olhar por trás da controvérsia da Eucaristia da JMJ Lisboa

  por Filipe d'Avillez 11 de agosto de 2023 . 14h08     Enquanto a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa termina, o debate persiste sobre algumas decisões litúrgicas tomadas durante o festival de uma semana realizado para peregrinos católicos de todo o mundo.  O Papa Francisco disse que Lisboa foi a Jornada Mundial da Juventude mais bem organizada que ele já viu como papa, mas alguns católicos estão criticando, com polêmica nas redes sociais sobre o tratamento da Eucaristia em Lisboa.  A Eucaristia reservada em uma tenda na Jornada Mundial da Juventude, na forma prescrita pela Fundação Jornada Mundial da Juventude. Crédito: MN. Havia dois pontos principais de discórdia. Uma delas tem a ver com a cibória usada numa missa ligada à Jornada Mundi

Porque chamamos as pessoas de "senhor" ou "senhora"?

Rodrigo Lavôr No Rio, quando você chama alguém de "senhor" ou "senhora" é comum que as pessoas te respondam: "deixa de ser formal. O Senhor ou a Senhora estão no Céu!". Trate-me de "você"! Bem, não deixa de ser bonito, dado que "você" é abreviação de "vossa mercê". Porém, por desconhecimento da raiz latina da palavra "senhor", perdemos muitas vezes a oportunidade de receber um grande elogio. "Senhor" vem de "dominus, i", o que significa: senhor, dono. Antigamente, se dizia "senhor" e "senhora" a toda pessoa a qual se desejava dizer: "você é dono (a) de si mesmo (a)", ou seja, você é uma pessoa madura, que tem "self mastery" ou uma pessoa muito virtuosa porque tem areté (= virtude, no grego). Sendo assim, não percamos a oportunidade de deixar que nos chamem "senhores de nós mesmos" quando acharmos que as coisas, de fato, são assim. Não tem nada a

25 de março - fundação da primeira Congregação Mariana no mundo.

25 de março - solenidade da Anunciação do Senhor (Nossa Senhora da Anunciação) fundação da primeira Congregação Mariana no mundo Roma, 1563. "Roma e o Colégio Romano estavam fadados para o berço da primeira Congregação própriamente Mariana, cuja fundação Deus reservara a um jesuíta belga: o pe. Leunis. Em 1563 reunia este Padre, no princípio semanalmente, depois cada dia, aos pés de Nossa Senhora, os seus discípulos e muitos que não o eram, orando todos à Ssma. Virgem, e ouvindo a seguir uma breve leitura espiritual. Nos Domingos e Festas cantavam-se ainda as Vésperas solenes. Um ano depois, em 1564 eram já setenta os congregados e davam-se as primeiras Regras, cujo teor em resumo era: Fim primário: progresso na sólida piedade e no cumprimento dos próprios deveres, sob a proteção e com a ajuda da Virgem Ssma. Meios: confissão semanal, ouvir Missa cada dia, rezar o Rosário, e fazer outras orações do Manual. Nos dias de aula, depois desta, um quarto de hora de meditação, e ou